domingo, 25 de junho de 2017


Jovem de Ilha Grande é destaque em matéria do Ministério do Desenvolvimento Agrário!


 Confira a mateia feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário...

Jovem torna-se exemplo entre agricultores familiares no Piauí

Nascido na cidade de Ilha Grande no Piauí, onde a tradição é ser agricultor ou pescador, Valdir Silva de Castro, de 27 anos, vive o universo da agricultura familiar desde que se entende por gente. Quando criança, aprendeu com os pais, Maria Perpetua e Antônio de Castro, as práticas da plantação e da pesca. O interesse pela produção rural infelizmente não costuma ser tão recorrente nessa faixa etária, no entanto, o perfil de Valdir revela possibilidades valiosas da sucessão rural: o fortalecimento da comunidade e das tradições familiares.


Mesmo com pouca idade, a bagagem de Valdir já é grande. Os sonhos, maiores ainda. O jovem é estudante de engenharia pesqueira, na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e faz estágio na Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Ilha Grande (PI). Ele presta ainda assistência técnica para a Associação dos Pescadores de Manjuba do Igaraçu (APMI) e para os pescadores da Colônia de Pescadores Z-7, de Ilha Grande. Participa há quatro anos do projeto Sementes dos Saberes Agroecológicos da Juventude Rural do Piauí, iniciativa apoiada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Junto com a mãe, o jovem planta cebolinha, coentro, mamão, cana e batata. A cebolinha e o coentro são comercializados em mercadinhos da comunidade e para clientes que vão direto na propriedade. Por mês, vendem cerca de 15 pareas (equivalente a um maço), cada um custa R$ 3,50. Dona Maria, que também é pescadora, conta que já vendeu mais de uma tonelada de pescado para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Ao plantar, eles colocam em prática os conhecimentos que Valdir tem adquirido tanto em sala de aula quanto no campo. Um deles é o uso de compostagem, que transforma matéria orgânica (como estrume, folhas e restos de comida) em adubo. O espaço entre as plantas, a quantidade de grãos por cova e a profundidade das raízes também são sempre calculados, para que a produção atinja um bom rendimento.

Valdir acredita que, com as experiências adquiridas no meio rural, tem condições de, com o seu exemplo, trazer mais jovens para o segmento: “As pessoas que estão na minha comunidade já me veem como uma pessoa que pode ajudar tanto financeiramente como socialmente a comunidade”.

Sem perder de vista o futuro, Valdir já faz planos para comprar seu próprio terreno, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Ele planeja ter seis tanques de peixe e um espaço agroecológico para o cultivo de hortifrutigranjeiros. “O que eu quero é ficar na minha terra. Quero investir o meu aprendizado aqui mesmo, aonde eu vivo. Eu tenho expectativa altíssima da minha região”, afirma. 
Leia mais sobre o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural neste link
Fonte: MDA

Mariana Guedes
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0128 / 0123 e imprensa@mda.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário